Pão integral ou pão sem glúten?

O pão integral de verdade é aquele feito com grãos que não passam por um processo de refinamento, preservando as suas fibras, auxiliando na manutenção de níveis baixos de colesterol, controlando picos de insulina no sangue; aumentando a saciedade e facilitando o emagrecimento.

Só que a maioria dos pães integrais que encontramos não são integrais de verdade. No rótulo, como primeiro ingrediente, deve estar escrito "farinha de trigo integral" e não "farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico". Essa última, é a farinha branca - que deve ser evitada sempre.

Verifique também o teor de fibras. Se a quantidade for de 0,2 a 0,5 gramas, desconfie. O pão integral de verdade tem de 3 a 5 gramas de fibras por porção de 50 gramas (= 2 fatias em média).

Já sobre o pão sem glúten: não é porque você, mesmo não sendo celíaco, resolveu consumir um pão isento de glúten que pode abusar na quantidade. Esses pães também são ricos em carboidratos e se não forem enriquecidos com fibras possuem uma velocidade de absorção até mais rápida quando comparado com o pão branco comum.

Portanto, saber ler e interpretar os rótulos e a lista de ingredientes dos produtos que você escolheu consumir é fundamental para a manutenção da saúde. Converse com seu nutricionista!